O que são plantas ornamentais?
As plantas ornamentais são conhecidas por sua beleza física, pois sua principal função é atuar como elemento decorativo em composições paisagísticas em jardins e outras áreas externas, bem como em alguns ambientes internos. Aspectos de floração, folhagem e caule são algumas das características que são consideradas na hora de escolher ou identificar esse tipo de planta.
Vale a pena fazer um passeio histórico para entender como surgiu essa cultura.
Os primeiros registros datam do século 30 aC, nas pinturas da civilização minóica de Creta. A seleção das plantas foi baseada em um critério: perspectiva visual. Com o tempo, descobriu-se que resultados únicos podem ser obtidos com combinações de espécies.
Com a chegada dos europeus à América em 1492, a descoberta de uma nova fauna intensificou a mistura e ampliou ainda mais a gama de plantas ornamentais. Além de propriedades únicas, obtiveram resultados especiais, como melhor resistência a determinadas condições climáticas e diferentes formas e tamanhos de folhas e flores.
O que são plantas ornamentais?
As plantas ornamentais são cultivadas e utilizadas pela beleza estética que proporcionam ao ambiente em que ocorrem.
Decoram e embelezam ambientes junto com outros elementos, podem definir o estilo de decoração do cômodo, trazer bem-estar, aroma e harmonia aos moradores da casa.
A maioria das plantas ornamentais tem flores grandes, vistosas e coloridas. Suas folhas podem ser de diferentes cores, tamanhos e estruturas. Além disso, florescem em diferentes estações do ano e podem ser combinadas em belas composições.
Para começar, sabemos que toda planta basicamente só precisa de água e luz solar para sobreviver. Mas, a dúvida que assola todo mundo que mora em casa ou apartamento pequeno em área urbana é como garantir o sol se não temos um quarto ou uma área aberta com luz direta do sol?
A resposta é simples. Muitas plantas no interior não necessariamente “vêem” a luz do sol. Em outras palavras, os raios não precisam entrar diretamente na planta para realizar a fotossíntese. A intensidade natural exigida pelas plantas depende de sua sensibilidade à luz do sol, e grande parte delas também prospera na sombra, o que exige apenas que o ambiente seja claro durante o dia.
Assim, mesmo que o sol não esteja brilhando, já há luz suficiente se o ambiente estiver bem iluminado e apenas as cortinas estiverem abertas, sem a necessidade de usar lâmpadas pré-dimerizadas. No entanto, existem diversas plantas de sombra que se adaptam bem à iluminação artificial e à luz fria das paredes de um apartamento ou casa sem quintal.