UMA HISTÓRIA
SOBRE NÓS
HISTÓRIA DA ORQUIDOFILIA EM BRUSQUE (SC)
HISTÓRIA DA ORQUIDOFILIA EM BRUSQUE (SC)
A primeira exposição de orquídeas de Brusque foi realizada de 12 a 15 de novembro de 1960 nas dependências do Clube Atlético Carlos Renaux. Idealizado pelas seguintes pessoas: Marga Helga Erbe Kamp, Guinther hoffmann, Lilly Archinger e Armando Polli.
Com o intuito de arrecadar fundo em benefício do hospital e maternidade Consul Carlos Renaux a exposição foi apresentada ao público com uma visitação expressiva e, com isso, alcançando o objetivo desejado
O CÍRCULO ORQUIDÓFILO DE BRUSQUE (COB) fundado em 15 de outubro de 1969, com a presidência do Sr. Armando Polli , realizou sua primeira exposição nos dias 14 a 17 de novembro, sendo vencedor com um troféu o SR. João Batista Knihs com uma laelia purpurata purpúrea; e em segundo lugar, premiado com uma medalha, o Sr. Armando Polli com uma laelia purpurata variedade tipo. Estiveram presentes nessa primeira exposição, registrados em livro de presença, 924 visitantes.
Posteriormente o CIRCULO ORQUIDÓFILO DE BRUSQUE (COB) teve seu nome alterado para ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE ORQUIDÓFILOS E AMADORES DE PLANTAS ORNAMENTAIS (ABAPO).
A laelia purpurata é a flor símbolo de Santa Catarina e foi a flor que teve maior destaque pelos associados da ABAPO por muitos anos. Já não podemos dizer o mesmo nesta data, pois devido ao surgimento de outras espécies e evolução e exigência do visitantes das exposições que sempre solicitavam novidades, a ABAPO, através de seus associados, passou a apresentar nos eventos outras espécies de orquídeas.
Com isso, veio também a necessidade de se realizar exposições noutras épocas do ano, por causa da floração específica de cada espécie serem em meses diferentes. Dessa forma, a ABAPO hoje realiza três exposições de destaque por ano: Em março, Exposição de orquídeas Labiatas como destaque; Em Setembro, exposição de intermédias como destaque; Em novembro, a laelia purpurata como destaque.
A ABAPO tem sede no bairro rio branco em Brusque, com uma belíssima sede e uma área verde espetacular. Digna de uma sociedade que tem como objetivo a preservação da natureza e orquidofilia, sustenta um orquidário em sua sede para servir de mostruário e espaço de aprendizado entre os associados.
Merece destaque também o grupo de bonsaístas que vem crescendo e se especializando cada vez mais em nossos eventos e suas reuniões mensais onde realizam as oficinas de aprendizado mútuo.
A ABAPO tem cerca de 60 sócios neste ano de 2019. Realiza duas reuniões mensais, com a participação dos associados em apenas uma delas.
Nestes MAIS DE 50 anos de existência da ABAPO, destaca-se o engajamento e persistência das diretorias que passaram e que conduzem a sociedade, no que diz respeito a sobrevivência da orquidofilia em Brusque.
Dos fundadores da ABAPO, continua ainda na sociedade, e de forma muito ativa o Sr. Evelério Barg. Merecidamente um orquidófilo persistente no cultivo da laelia purpurata, pois dedica-se a preservar espécies antigas em sua coleção como verdadeiras queridinhas.
Venha se associar à ABAPO. Torne-se um orquidófilo participativo e reconhecido. A ABAPO oferece uma estrutura física atrativa com orquidário modelo, cursos e palestras sobre orquidofilia e muita interação entre os associados com a partilha de conhecimentos.